Você já estava assistindo a um jogo de futebol na TV e percebeu que tinha uma ambulância no estádio? Se sim, saiba que isso não é algo exclusivo para eventos esportivos.
De acordo com a Portaria no 1139, de 2013, do Ministério da Saúde, é obrigatória a presença de serviço de assistência à saúde em eventos de grande porte.
Esta é uma das leis que regulamentam a necessidade de UTI móvel em eventos. Há também a resolução do Conselho Federal de Medicina em 2012/2013 e o artigo 16 da Lei no 10761, de 2003, mais específico aos eventos esportivos, que exige a presença de um médico e dois enfermeiros para cada dez mil torcedores.
Em alguns estados, como Paraná e São Paulo, qualquer evento com mais de 1500 pessoas só pode ser liberado caso tenha uma ambulância no local.
Essas medidas são regulamentadas para garantir a segurança das pessoas e agilidade na prestação de socorro de emergência.
Dessa forma, é responsabilidade da organização do evento garantir que as leis sejam cumpridas, pelo bem-estar dos frequentadores.
O que diz a lei sobre a ambulância para eventos?
Como comentamos acima, a presença de ambulância em eventos é essencial para garantir a segurança das pessoas. O que muda nessa questão é apenas a quantidade mínima de participantes para gerar a obrigatoriedade.
A lei federal regulamenta sobre grandes eventos, mas os estados e prefeituras têm prerrogativa no refinamento dessa necessidade. Por exemplo, em algumas cidades, é obrigatório a presença de um médico e dois enfermeiros em eventos com mais de mil pessoas.
Como deve ser a ambulância para eventos?
Segundo a regulamentação federal, a ambulância deve ser de nível pré-hospitalar móvel. Assim, é possível auxiliar o paciente em uma situação de ordem clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Ou seja, desde um curativo até imobilização e remoção para um hospital.
Como contratar uma ambulância para o meu evento?
Por ser um item essencial, a recomendação é que seja cotado o serviço logo após a seleção do espaço para o evento. Assim, há tempo hábil para checar com fornecedores, como nós da ABM Saúde, e fechar o contrato com, no mínimo, três semanas de antecedência.
O que procurar em uma empresa que oferece ambulância para eventos?
Um dos pontos básicos é ver se a empresa tem disponibilidade de agenda. Após isso, certifique-se que a quantidade mínima de UTIs móveis para atender a demanda do seu evento vai ser atingida e o preparo da equipe médica que vai trabalhar no dia.
Verifique também se todos os profissionais estão habilitados para o serviço segundo o Conselho Regional de Medicina. Assim, seu evento estará em boas mãos
Como contratar uma empresa de UTI móvel para eventos?
Para que a sua procura pela empresa de UTI móvel seja facilitada, tenha os seguintes dados em mãos:
- quantidade de pessoas no local (considere o número de ingressos disponíveis para venda);
- tamanho do lugar, se é aberto ou fechado;
- duração do evento;
- faixa etária do público pagante;
- se haverá bebidas alcoólica;
Essas informações agilizam o processo de orçamento com as empresas e garante que você terá o melhor serviço disponível no seu evento.
Nós da ABM Saúde trabalhamos com o serviço de UTI móvel para eventos. Temos cinco ambulâncias disponíveis 24h e já atendemos mais de 700 pacientes.
Nossos veículos são totalmente equipados e nossa equipe é altamente qualificada. Tudo para que o seu evento seja perfeito.
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